Decoração

Decoração
Decoração

Vídeos

Vídeos
Vídeos

Receitas

Receitas
Receitas

{top cinco} Rei Roberto

Hoje é dia de especial de fim do ano de Roberto Carlos e eu tenho que dizer que, pra mim, ele é genial. Como compositor (boa parte das vezes em parceria com Erasmo Carlos) e mesmo como intérprete de altas músicas que não escreveu, mas ficaram conhecidas na voz dele. O rei é absurdamente foda, tem um estilo muito bem definido, um domínio extraordinário da voz, coloca um poço de sentimento em tu-do o que canta e, principalmente, pra isso não grita nem canta tremendinho o queixo.

O problema é que as coisas que ele produziu dos anos 80 pra cá, com algumas exceções, não me causam a menor identificação. Um romantismo meio José Augusto, aquelas músicas pra mulheres gordinhas, de óculos, de quarenta e as outras pros caminhoneiros, taxistas e toda sorte de profissões não me dão lá instiga de ouvir (na real eu até gosto da música pros caminhoneiros, haha). O problema é que as pessoas da minha faixa de idade cresceram ouvindo essas produções dele e acabaram (ou acabamos) criando uma aversão ao King e não procurando as coisas apoteóticas (meo, não estou exagerando) que ele fez nas décadas de 60 e 70. Quem me tirou da escuridão e me mostrou o que era o Roberto Carlos das primeiras décadas de carreira foi o Del Rey (Mombojó + China cantando os clássicos do Rei) e por isso lhes sou eternamente grata. =)

Pois pronto, como eu sei que ele quase não vai cantar dessas músicas, minhas preferidas, aqui vai um top five não com as melhores, porque cinco é muito pouco, mas com alguns dos mais-mais clássicos do rei Roberto Carlos (me arrepio quando falo isso):

Se Você Pensa: pra começar pulando, cantando alto, de olho fechado como quem dirige a mensagem pra alguém que merece ouvir umas verdades. O "Daqui pra frente tudo vai ser diferente/Você tem que aprender a ser gente/ O seu orgulho não vale nada" é dos refrões mais empolgantes que eu conheço. Além disso não posso com essa cartola amassada do vídeo.

Nossa Canção: há poucos anos Vanessa da Mata regravou essa música, que é das mais lindas que eu conheço, mas, embora eu seja suspeita porque nem gosto dela (dela, Vanessa da Mata), a regravação sequer se aproxima da original. O engasgo em cada verso, o ar de tristeza que a música tem, tudo isso só existe na versão do King, ouçam, é das minhas interpretações preferidas dele.

Nas Curvas da Estrada de Santos: é a melhor música melancólica da história da melancolia. "Só ando sozinho e no meu caminho o tempo é cada vez menor". Ela é total dedo na ferida, além da letra forte, os arranjos dão uns nós na garganta. Das mais bonitas.

Ilegal, Imoral ou Engorda: não há quem escute e não adore, dá vontade de dançar loucamente pela casa.

Ciúme de Você: pra ninguém terminar de ler o post melancólica, outra pra pular feito uma desequilibrada enquanto ouve. Essa música é tão, mas tão, bonitinha que depois de escutar é difícil não se pegar dando suspiros iguais aos das fãs de cabelo chanel e sapatinho boneca que suspiravam pelo rei nos shows dos 60's.

De brinde, um drops, com Del Rey tocando "Não Há Dinheiro no Mundo", outra top-top:

13 comentários

  1. Dani eu tb gosto de Roberto Carlos, todo ano vejo o especial e me emociono! Lembro da minha avó ai em Recife.. Enfim! Robertão é tudo! No meu Ipod ando ouvindo Elas Cantam Roberto Carlos e é uma coisa linda demais!
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Eu tb gosto, ontem assisti o especial, e me espantei com as olheiras verdes!!! Espero que tenha sido um erro de maquiagem, senão pode ser doença...
    Ana

    ResponderExcluir
  3. Também sou fã das músicas antigas dele. Quando eu era criança, lá em casa a gente ouvia toda manhã um programa de rádio chamado "Roberto Carlos e seus convidados", aí aprendi a maioria das músicas. E Del Rey é o máximo!!

    ResponderExcluir
  4. Conhece o disco da Nara Leão cantando só Roberto e Erasmo? Acho que é do fim dos 70 e se chama 'Quero que vá tudo pro inferno'. Recomendo com milhares de estrelinhas.

    ResponderExcluir
  5. Tb amo as musicas mais antigas do rei,quando eu falo que é bom,vem fulanos dizendo que tenho gosto ancião! hsuahsu

    mais o que é bom, é bom!

    [ele cantando "a deusa da minha rua" é tão lindo...]

    ResponderExcluir
  6. Gosto de algumas músicas de Roberto Carlos...mas na relidade AMO DEL REY, não perco um show deles... Mombojo e China são simplesmente demais. Amooooooooooo

    ResponderExcluir
  7. Descobri seu blog hj através do da Kira e já devorei loucamente um montão deles! Até q parei aqui no top 5 de RC, e tive q comentar: no meio das 5, minha fav song dele, nas curvas da estrada de santos... eu amo váriaaas outras (btw, amo Del Rey tbm) e devo a minha mãe né q ao invés de cantar boi da cara preta, me ninava com os LP's do Rei! hahaha

    ResponderExcluir