Decoração

Decoração
Decoração

Vídeos

Vídeos
Vídeos

Receitas

Receitas
Receitas

{cozinha preguiçosa} Brownie sem leite nem ovo

Minha nova receita favorita. Sério. É verdade que eu tô bem coruja com ela, porque não é uma receita que encontrei por aí, tive que ir adaptando as que conheço até chegar ao ponto, mas corujice de lado, esse brownie é muito gostoso mesmo, e ainda tem o grande bônus de não ter nenhum ingrediente animal. :)

Fazer é muito fácil e rápido, além de só exigir ingredientes facinhos de encontrar por aí. Vamo lá, que cês vão ver que beleza.


Ingredientes

2 xícaras de farinha de trigo;
2 xícaras de açúcar;
1 xícara de chocolate em pó (usei o da Nestlé, aquele do frade);
1 xícara de leite de coco;
3/4 de xícara de óleo;
1 tablete de 150g de chocolate meio-amargo da Garoto (esse é o único dos chocolates comuns que não tem leite);
1 pitadinha de sal.

Modo de fazer

Misture todos os ingredientes - menos o tablete de chocolate - numa vasilha, começando pelos secos. Não precisa de batedeira nem liquidificador, é só misturar à mão até ficar homogêneo. Então, corte o chocolate em pedacinhos de 1cm, mais ou menos, e misture à massa. Coloque em uma forma untada e enfarinhada e deixe no forno médio até que você enfie um palito e ele saia enxuto, o que deve levar meia hora.

Esse brownie fica bem molinho, difícil de desenformar, por isso, da segunda vez que fiz, não untei diretamente a forma. Coloquei um papel alumínio - lado brilhante pra cima - e passei margarina e farinha de trigo nele. Além de não deixar a forma toda suja depois, isso ajudou muito a tirar o brownie e cortar mais facilmente.



Só tenho uma coisa a dizer: façam essa receita. Ah, outro pedido, me contem se gostaram. ;D

 www.youtube.com/ricotanaoderrete

60 comentários

  1. Curti a receita, vou tentar fazer agora nas férias...mas só uma coisa, tá com bastante erro de digitação (sou chata), alias, nem precisa publicar o comentário.
    Bj

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ei, não precisa se desculpar. tinha muitos mesmo. digito correndo e nem sempre tenho tempo de revisar. =/

      muito obrigada, viu? já consertei.

      :*

      Excluir
    2. Gente educada é outra história, né?E olha que eu também erro na digitação!
      Bj

      Excluir
  2. Tá com uma cara ótima, vou guardar a receita pra me dar de presente quando perder os kg que estou querendo. rsrsrs

    Beijos.

    ResponderExcluir
  3. Conheci seu blog a pouco tempo, mas já dei uma boa fuçada em tudo, e adorei, sou de Paulista -PE, e adorei pois quando vc fala de alguma loja ou lugar sei que posso ter acesso, quanto a esse Brownie, gostaria de saber se só posso usar o chocolate meio amargo, ou se fica bom com chocolate ao leite tb.
    Muito obrigada
    Abraços
    Simone

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que você gostou do Ricota, Simone. <3

      Sobre o chocolate, como eu disse, usei o meio-amargo da Garoto porque ele é vegano, mas acredito que seja a melhor opção de chocolate mesmo, pra não ficar doce demais, já que a receita tem açúcar e chocolate em pó. ;)

      Excluir
    2. Valeu Dani, vou em busca desse chocolate, pois achei ótima a receita, quando eu fizer passo aqui pra contar se o meu certo.
      Abraços
      Simone.

      Excluir
  4. Ai meu Deus, eu queeero! Vou fazer o mais rápido possível.

    ResponderExcluir
  5. Nossa que delicia!!! Também quero!!! brownie :) Já copiei e agora é só fazer ;) Beijo Grande.

    www.isamogiz.com

    ResponderExcluir
  6. Está com uma cara ótima... vou testar!
    Bjo

    ResponderExcluir
  7. Ai que amor, eu adorei. Eu sou vegetariana, mas sempre que consigo adapto a receita pra vegana. E tu é vegana? Adoro teu blog, ta na lista dos meus favoritos direto aqui na aba da minha página hahaha Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. que lindo, Isabel! <3

      Sou lacto-vegetariana, consegui cortar o ovo mas não o leite. Aí fico como você, adaptando sempre que dá. ;)

      Excluir
  8. Eu fiz a receita para o ano novo, ficou maravilhoso, porém mudei um ingrediente: Usei o chocolate SHOT da lacta, ficou com uns pedacinhos de amendoim e demorou um pouco mais pra assar, não sei se por conta do chocolate ter leite e ser bem mais molinho... Mas amei!

    ResponderExcluir
  9. Eu fiz a receita para o ano novo, ficou maravilhoso, porém mudei um ingrediente: Usei o chocolate SHOT da lacta, ficou com uns pedacinhos de amendoim e demorou um pouco mais pra assar, não sei se por conta do chocolate ter leite e ser bem mais molinho... Mas amei!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. que bom que você gostou! virou uma das minhas receitas preferidas de doce. :)

      Excluir
  10. Fiz hoje, ficou lindo! Achei a receita muito pequena, mas não quis dobrar porque era a primeira vez, então fiz em um pyrex pequeno tb. Desenformou tranquilo depois q esfriou, mas no pyrex nem precisava desenformar, pq não risca e dá pra levar à mesa tranquilamente.

    O sabor ficou delicioso. Troquei o chocolate amargo por Alpino e o chocolate em pó por nescau (era o que tinha), então diminuí o açúcar pela metade. Funcionou bem. Quentinho, o chocolate estava derretido dentro. Depois de frio o chocolate endureceu um pouco, mas continuou ótimo.

    Recomendo pra vida, obrigada por compartilhar@!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Drianis, muito legal vocês voltando aqui pra me contar que fizeram. :)não rende tanto mesmo, mas só preciso fazer duas se for pra levar pra uma festa. pro pessoal aqui de casa faço uma mesmo. :)

      depois, testa com o chocolate em pó pra você ver que delícia.

      Excluir
  11. Aii que delicia, confesso adoro cozinhar! Mas já tentei fazer brownie e não deu muito certo, o resultado foi um bolo extremamente duro. Ao ponto de jogar na parede e abrir um buraco nela! KKKKKKK. Um verdadeiro desastre! D:
    Vou tentar essa receita, vai que consigo dessa vez né? Mesmo porque parece super facil *--*
    Meu forte mesmo é fazer Cupcake, se quiser passo a receita pra vocês! hehehe. Bem coisa de amiga que troca receitinhas gostosas ♥

    Beijos
    http://www.vendesecadeiras.com/

    ResponderExcluir
  12. Fiz hoje e ficou uma delícia mais tive que mudar 2 ingredientes: Não usei o chocolate do frade. Usei Ovomaltine crocante e não usei leite de coco, usei café forte na mesma medida. Quer saber? Deu super certo!!! delicia!!!!! Adoro seu cantinho.
    Sandra

    ResponderExcluir
  13. Tbm fiz neste finde a adorei. Usei Ovomaltine e diminui o açúcar para 1 xícara porque não gosto de nada muito doce. Ficou perfeito. Valeu muito esta dica.bjs

    ResponderExcluir
  14. Que ótima receita Dani (olha, já estou íntima! rs)... Estava desesperada em busca de uma receita de brownie que funcionasse! Acabei de fazer uma receita para o jantar hoje e ficou duro feito pedra, se caísse na cabeça de um, matava! Já tinha desistido pois é a terceira vez que troco a receita e SEMPRE fica duro! Mas sorte que sou teimosa e vim parar aqui! Vou testar e depois volto comentar!!
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. faz mesmo, Mari. :)
      esse eu garanto. :D

      Excluir
  15. ô Dani, meu brownie ficou tão ruim! A textura ficou ótima mas o gosto ficou terrível :'( Eu dobrei a receita de primeira, e não tinha leite de coco suficiente então eu completei com leite (não sei quanto de leite coloquei, só que fui colocando...) Ficou com gosto de massa e não de chocolate. Não sei se a dosagem do chocolate em pó que foi pouca, mas não ficou legal. Vi uma moça dizendo que o tanto da receita ficou pouco daí eu fui com o olho gordo e a minha que foi 2x a sua ficou um brownie gigantesco. E eu tive que usar um chocolate da garoto que é meio branco meio preto, sabe? Era o único que tinha. Vou tentar a receita do jeitinho que você passou, tenho certeza que vai ficar melhor!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kevyn Chrystian17/12/15 14:35

      Existe inúmeras medidas .. procure saber as medidas corretas, por exemplo: uma xic = 240 ml , porém tem pessoas que acham que qualquer xicara serve. vc deve ter errado na medida msm . ainda mais com receita dobrada.

      Excluir
  16. Hummm fiz hoje e acabei de experimentar, ficou perfeito. Quem não fez com o chocolate meio amargo eu recomendo fazer, pois da um toque bem especial! Outra coisinha que eu acrescentei na hora de comer foi uma bola de sorvete de passas ao rum...

    Outra coisa é que eu fiz num marinex, demorou mais para ficar pronto, mas não grudou =)

    Blog lindo! bjs

    ResponderExcluir
  17. Maravilhoso!!! Fiz e deu super certo, adorei a receita. Parabéns e obrigada!!

    ResponderExcluir
  18. o que seria o palito sair enxuto? sair limpinho ou cheio de massa ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. se for cheio de massa assada, tá ok. :)

      Excluir
  19. Gostei muito da receita, amei por não ter ovo *.* essa semana ainda quero experimentar :) mas tenho uma dúvida, se puder me informar, quanto tempo ele fica válido para consumo? uns 5 dias?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Juliana, acho ,na geladeira, ele dura uma semana tranquilo. :)

      Excluir
  20. obrigada, esse final de semana testo :D

    ResponderExcluir
  21. Olá! Será que daria certo trocar o trigo por farinha de arroz?

    ResponderExcluir
  22. Experimenta trocar o chocolate do frade por alfarroba, fica divino!

    ResponderExcluir
  23. Caramba! Veio em boa hora... tive bebê há pouco e ele tem alergia a leite, por isso estou em dieta de restrição... tava super afim de um docinho e amooo brownie!

    ResponderExcluir
  24. Testei e adorei!!! Aliás, todos adoraram aqui em casa. Entrou pro livrinho de receitas... hehe

    ResponderExcluir
  25. OMG FICOU PERFEITAMENTE DELICIOSO!!
    tomei a liberdade de colocar no meu blog, sou vegetariana e adorei a receita, mas não se preocupe que eu dei o mérito pra quem realmente merece e vc merece alem de mérito, merece dinheiro pq ficou realmente maravilhoso...
    deixei o link do teu blog no meu pras pessoas conhecerem a receita, da uma passadinha la http://diariodeumaveg.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  26. Acabei de fazer e ficou uma delícia!!
    Aprovadíssimo!!!

    ResponderExcluir
  27. Sabe dizer aproximadamente quantas kcal tem?

    ResponderExcluir
  28. que coisa mais gostosa gente, ainda não posso comer mas vou guardar pra fazer loguinho =DDDD amei seu blog, sou louca por cozinha hihi e todas as outras coisinhas tb! muito bom!

    ResponderExcluir
  29. Acabei de fazer o meu brownie torcendo para q dê tudo certo esta no forno,Bjos!!1


    Super curto seu blog!!

    ResponderExcluir
  30. Oi Dani
    (espero que vc veja essa mensagem em tempo)
    Qual é o leite de coco que você usa? Segui esta receita, mas usei um dos mais baratinhos e ficou bastante oleoso, desconfiei que foi por causa desse ingrediente.

    Obrigada,
    beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Juliana, ele continuou oleoso depois de pronto? Quando a massa fica pronta, dá a sensação de que tá oleosa, mas isso não permanece quando ele tá pronto. Caso você não goste de como tá, pode adicionar um pouco de farinha de trigo ou, na próxima, colocar menos óleo. O leite de coco, uso o mais barato que tiver. ;)

      Excluir
    2. Ficou um pouco gorduro e, ainda assim, fez sucesso, hehe. Mas vou diminuir o óleo no que vou fazer essa semana para o Natal! Obrigada pela resposta e pelas receitas de sempre.
      Beijos.

      Excluir
  31. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  32. Nara Okamoto11/01/14 12:12

    Dani,

    Segui a receita direitinho mas depois que o brownie esfriou virou uma pedra! Só o centro ficou molinho.
    Ainda não sei o que eu fiz de errado, mas tentarei de novo...

    ResponderExcluir
  33. Para massas molinhas, costumo colocar papel manteiga. Acredito que pra essa massa também dê certo.

    ResponderExcluir
  34. Oi faço uma receita que achei na net há um tempo atrás, ela é ligeiramente diferente da sua.
    As diferenças são:
    3/4 de chocolate em pó
    1 xícara de óleo
    1 xícara de água (ao invés de leite de coco)
    Realmente é uma delicia. Estou fazendo agora, pela enésima vez, o cheiro invada a casa inteira... hummm.

    ResponderExcluir
  35. Gente, o chocolate meio amargo da garoto tem leite sim! Nos ingredientes diz "leite em pó"!

    ResponderExcluir
  36. Na época da publicação da receita não tinha leite nesse chocolate, mas como a indústria vai mudando os ingredientes, é sempre bom conferir no rótulo. Acontece de um produto que não ter ingredientes de origem animal, e de repente isso mudar. :/

    ResponderExcluir
  37. posso substituir o leite de coco, por leite comum? e tambem a barra de chocolate por cacau em pó?

    ResponderExcluir
  38. Perfeitooooo! Fiz e ficou ótimo! Como vi que o chocolate garoto tem leite, retirei da minha receita, e sinceramente, não fez falta não! Rsrsrs

    ResponderExcluir