Decoração

Decoração
Decoração

Vídeos

Vídeos
Vídeos

Receitas

Receitas
Receitas

É assim que "fábricas" de animais funcionam

Eu sei que muitas de vocês que lêem o Ricota são preocupadas com a causa da proteção animal e se esforçam pra viver respeitando ao máximo a vida dos bichos. Sei que, muito além do amor a um animal, tá a consciência do valor da vida de cada um, seja qual for.

Nossa sociedade se desenvolveu em diversos aspectos desconsiderando animais como vidas dignas de proteção e, com isso, a exploração aparece nos meios mais diversos que a gente possa imaginar. Vestuário, alimentação, entretenimento, higiene e beleza, nesses ramos e em muitos outros, boa parte dos produtos vêm com uma carga de sangue e sofrimento animal. O objetivo disso não é julgar ninguém porque isso é uma construção social, mas, individualmente e com um passo de cada vez, a gente sempre pode fazer mais do que faz (e claro que me incluo totalmente nisso).

As campanhas pela adoção de animais, ao invés de compra, por exemplo, são cada vez mais fortes. Ainda bem. Mas a maioria das pessoas que ainda vê a venda de animais por pet-shops como algo legítimo nunca teve informação sobre como funcionam as fábricas de filhotes.

Hoje, vi no Hypeness um post com o vídeo da campanha contra compra de animais feito pela ong Oscar's Law. Em menos de três minutos, ele mostra por que comprar animais é colaborar com uma crueldade institucionalizada.



Hoje, nas feiras de adoção e nas próprias ongs, você vai encontrar um animal abandonado que se encaixe na sua casa, no seu dia-a-dia e na sua família. E, pode ter certeza, você nunca vai se orgulhar tanto de uma escolha.

Pra quem tá em busca de um bicho de estimação, o site da PEA tem uma lista de locais em todo país. Sites como o AnimaiSOS e o Quero Um Bicho também têm animais pra adoção no Brasil inteiro. Em cada cidade, tem grupos que recolhem, cuidam dos animais e repassam pra adoção. Quem conhecer e quiser, pode divulgar outras instituições de adoção sérias nos comentários.

E quem quer saber mais sobre as fábricas de filhotes, pode entrar em algum desses links:
Indústria de filhotes - DIGA NÃO;
Não Compre Cachorro em Pet Shop;
Fim da exploração: cães são salvos de fábrica de filhotes.


18 comentários

  1. Sempre leio matérias ótimas suas, mas desta vez você se superou. Existem animais incríveis esperando por uma chance em abrigos em todo o país. Parabéns por fazer do seu blog um canal de divulgação de assuntos até mais importantes que o batom da moda (nada contra o batom, rs).

    ResponderExcluir
  2. As pessoas acostumadas a ver aquele filhotinho lindo na vitrine do pet shop não param para refletir de onde ele realmente veio e como vivem seus pais!
    Tenho dois cães, sendo um de raça, mas ele não foi comprado. Foi resgatado de uma casa onde a mulher tinha 11 animais e 0 condições de sustento, coisa que poucos sabem. É uma pena ver tanto animal sendo vendido enquanto os abrigos seguem lotados de animais esperando por um lar com amor.

    ResponderExcluir
  3. Dani a cada dia gosto mais do teu blog parabéns por mostrar esse assunto são pessoas como você que o mundo precisa.

    ResponderExcluir
  4. Dani, vai ter uma feira de adoção dia 28/07, no estacionamento do RioMar... divulga tbm : https://www.facebook.com/photo.php?fbid=249539788504069&set=a.168376906620358.15667.168373253287390&type=1&theater

    ResponderExcluir
  5. Parabéns pela postagem, compartilho da mesma opinião, nesta semana vivi o drama de tentar arrumar abrigo a uma cadela grávida, se arrumar abrigo p/ um animal não é fácil, imagina p/ vários que virão ao mundo!!!

    Em casa tenho muito filhotes, são muuuuuuuitos mesmo, nem falo pq. vai que alguém do meu condomínio é sua seguidora rsrsrs
    De todos que temos em casa somente o 1.o foi planejado, é um salsicha lindo, meu filho, meu amigo, meu tudo!

    Sou totalmente a favor de campanhas de castração principalmente de fêmeas, moro numa cidade pequena do interior de São Paulo, a cidade é pequena mas o número de animais abandonados é grande, penso muito o que fazer, um povo só se torna desenvolvido e rico quando respeita toda forma de ser vivo!


    Um ótimo final de semana a vc. e fica o convite para me visitar.


    Audeni

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Audeni, concordo em tudo com você. Existem formas de castração hoje em que não há necessidade do animal ser medicado depois, e é esse tipo que alguns CVAs já fazem, de todo modo, tem que recolher o animal e manter sob observação, mas já facilita o processo, né? Quem sabe a gente não desenvolve esse trabalho no futuro? :)

      Excluir
  6. fiquei horrorizada... meus 2 filhos querem muito um cachorrinho, e eu estava quase cedendo às investidas do vendedor de um pet shop. Desisti, vou procurar algum ponto de adoção depois dessa. Só não sei se minha cidade tem um, aqui é pequeno, interior... mas vou me informar. Obrigada!!!

    ResponderExcluir
  7. Fico muito feliz que você tenha mudado de ideia, Pat. Se quiser me dizer sua cidade, posso tentar encontrar um ponto de adoção também.

    :*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. moro no interior de MG, Ituiutaba. Se souber de um ponto de adoção pra me ajudar, vou ficar muito grata #RicotaFan :)

      Excluir
    2. Pat, essa matéria tem o contato do Centro de Controle de Zoonoses de Ituiutaba:
      http://ituiutaba.mg.gov.br/?id=575&i=62&t=Not%C3%ADcias&act=ler&c=noticias&ca=3

      Lá, você encontra animais recolhidos e disponíveis pra adoção. Provavelmente, você vai poder até fazer a castração do animal sem custo lá mesmo, no CCZ. Não posso informar com certeza, mas pelo menos no Recife, e acredito que na maioria das cidades, é assim. ;)

      Beijo espero que você, seus filhos e o seu amigo escolhido sejam muito felizes. Qualquer dúvida ou ajuda, me diz.

      ;)

      Excluir
    3. Dani vc é uma preciosidade!! Nem eu sabia disso em minha própria cidade, vou dar um toque quando for lá, para que isso seja divulgado!! Obrigada querida, quando houver alguma notícia volto pra te contar!! Bjão!

      Excluir
  8. Oi Dani,adorei o post,acho muito importante mostrar essas coisas.Como mãe de 3 vira-latas adotadas sou defensora ferrenha da adoção,elas foram tiradas das ruas,apareceram na vida da minha família por acaso e ficaram.Gostaria de poder ter mais bichos,mas o ap é pequeno e as 3 já ocupam muito espaço,pois elas não são pequenas!Não julgo quem compre um animal,meu noivo comprou um pug que vai viver comigo quando eu casar,e sou apaixonada por ele!Porém acho que as pessoas devem ficar atentas quanto ao motivo da compra,pois quem compra pela estética dificilmente ama de verdade.E saibam que o vira-lata que muitos não consideram bonito,vai te amar e te fazer feliz como qualquer outro cachorro.E por favor,aqueles que não pretendem cruzar os bichos,que ao menos os castrem,para evitar filhotes indesejados que podem acabar sem um lar!

    ResponderExcluir
  9. Que post mais maravilhoso. <3

    ResponderExcluir
  10. Eu adorei esse post, me emocionei demais com esse vídeo, afinal ele é muito forte. Mas tem uma coisa me incomodando muito, que é a questão de: o que vai acontecer com os cachorros que não forem comprados no pet shop? E, vamos supor, que consigamos acabar com essas horríveis fazendas de filhotes, o que vai acontecer com os cachorros que moram lá? Essa é minha maior preocupação... Eu não condeno a compra/adoção de filhotes, porque aqueles filhotes são os cães adultos abandonados de amanhã :/// Temos que amar todos os animais, filhotes, adultos, velhinhos... Mas eu queria mesmo saber o que aconteceria com esses animais... Me corta o coração isso tudo.

    ResponderExcluir
  11. Não conhecia o blog, mas já ganhou meu respeito com esse post!
    Concordo plenamente. Com tanto bicho sofrendo por ai, pagar por uma 'vida' é um absurdo! PARABÉNS !!!

    ResponderExcluir
  12. Isso aí! Todos juntos na conscientização da população! Parabéns pelo artigo! :)

    ResponderExcluir