Decoração

Decoração
Decoração

Vídeos

Vídeos
Vídeos

Receitas

Receitas
Receitas

{coziha fit} Biscoitinhos de farelo de aveia

Então, depois de uma fase comendo como um avestruz achei por bem dar aquela manerada necessária quando as calças não tão atacando. Quando a coisa chega nesse ponto, sempre faço a mesma coisa: tiro todos os carboidratos simples (doces, pão branco, arroz branco), como mais proteína (como não como carne, fico na soja e nos derivados, nos laticínios magros e alguns vegetais) e fibras.

Uma dieta que segue esse princípio, tipo uma dieta da proteína mais diversificada e saudável, é a Dukan. Por isso, e porque muita gente cautelosa que eu conheço tá fazendo, pesquisei um pouco mais sobre a dieta e as receitas e, mesmo pra quem não vai seguir ao pé da letra, tem muitas ideias interessantes. Uma delas é o farelo de aveia. Quem faz a dieta Dukan tem que comer farelo de aveia (não a farinha, o farelo) todo dia, porque ele é rico em fibras, dá saciedade, é uma beleza pro intestino e outros motivos.

Também quis adicionar essa belezinha à minha alimentação e resolvi tentar uns biscoitinhos, pra ficar mais gostoso e mais fácil. Fiz uma versão doce e uma salgada e gostei bastante do resultado, principalmente da doce porque minha alma deve ter sido vendida pro açúcar e eu sou meio que escrava dele pra sempre. =P


Ingredientes

1 xícara de chá de farelo de aveia;
1/2 xícara de chá de adoçante em pó pra forno e fogão;
Leite desnatado até dar liga (não dá mais de uma xícara);
1 colher de chá de fermento em pó;
1 colher de chá de essência de baunilha ou raspas de limão.

Modo de preparo

É só misturar todos os ingredientes sólidos e colocar o leite aos poucos, até virar uma massa meio grudenta mas modelável. Antes de adicionar mais eite, é importante mexer bem porque o farelo absorve essa umidade aos poucos. Depois, é só fazer bolinhas como se fossem brigadeiros e colocar um por um numa assadeira forrada com papel alumínio, pra não grudar.

Quando as bolinhas estiverem lá, amasse cada uma com um garfo pra achatar e ficar bonitinho com esses traços em cima. O garfo vai grudar um pouco, mas dá pra tirar com cuidado, sem problemas. Forno médio preaquecido até dourar, o que dá entre vinte e trinta minutos. Rende uns quinze biscoitinhos.

Ingredientes

1 xícara de chá de farelo de aveia;
1 pitada de sal;
1 colher de chá de orégano ou outro tempero seco;
1 colher de chá de curry (coloquei pra dar cor);
Leite desnatado até dar liga (não dá mais de uma xícara);
1 colher de chá de fermento em pó;

Modo de preparo

É igualzinho ao doce, mas você pode notar uma diferença na textura da massa, já que ele não leva adoçante, mas alguns temperos. Mesmo assim, o processo é o mesmo e  você pode até fazer tudo e colocar os dois sabores pra assar juntos. :)

2 comentários

  1. da pra fazer com aveia no lugar do farelo, e açúcar mascavo no lugar do adoçante?

    ResponderExcluir
  2. Isabella Rabello03/09/13 22:00

    Acabei de fazer uns biscoitinhos de farelo agora mesmo que ficaram péssimos!!! Pena que o meu acabou, porque fiquei tão decepcionada que ia testar esse agora mesmo. Pena que não vi o post mais cedo...

    ResponderExcluir