Decoração

Decoração
Decoração

Vídeos

Vídeos
Vídeos

Receitas

Receitas
Receitas

Como pintar a parede com uma cor só sua

Meninas, meninas, meu amado e companheiro quarto tá em reforma. Não reforma de quera-quebra, mas uma reviravolta de mudanças de alguns móveis, de organização e de decoração. Obviamente, como  quase tudo que aparece por aqui, essas mudanças são na maior vibe faça você mesma, porque eu posso até não saber fazer uma coisa, mas adoro tentar. :)

Pra começar, eu decidi pintar a parede da janela pra acabar com tanta branquidão. Quem vê o blog há um tempo, sabe que metade da parede do quarto é de cerâmica (deve ser por causa da umidade do terreno, sei lá) e eu já pintei essa meia parede de branco faz um tempinho. Mês passado, um pintor retocou o branco do teto e das paredes mais altas e já tava passando da hora de colocar minha desejada parede verde em prática.

Comecei comprando uma tinta branca que custa vinte e poucos reais (foi a Coralar, mas acredito que toda marca deve ter uma semelhante) e alguns corantes de dois e pouco cada, também da Coral. Claro que eu podia ter comprado uma cor pronta. Existe, por exemplo, uma cor chamada "Piscina", que é linda, mas eu tava instigadíssima a criar a cor desde que vi no Natz Firefly a parede que ela pintou em casa. 

Pro meu verde azulado, comecei misturando um frasco de corante azul com o branco. É importante misturar com toda a tinta que você vai usar na pintura. Já pensou se você mistura um bocado num balde e falta tinta? Aí vai ter que misturar outra parte e é bem pouco provável que fique da mesma cor da primeira. 

Então, como eu dizia antes de eu mesma me interromper, misturei um tubinho azul e pensei que meus braços fossem cair de tanto mexer. Aqui, usei um pedaço de madeira que tinha no quintal, mas acho que deve existir algum instrumento correto pra fazer isso. Quando já tava um azul céu lindo de dar pena, coloquei amarelo. Aí percebi que, enquanto o corante azul era espesso e forte, o amarelo, coitado, era ralíssimo. Acabei colocando o tubinho quase todo pra chegar ao verde azulado que queria.

Pra pintar, sempre escolha o rolo ao invés do pincel. Primeiro porque é muito mais prático, depois porque o acabamento é melhor. O mocinho do armazém me disse que tinha que ser rolo de lã, que o de espuma não dá certo (mas existe rolo de lã sintética! Êêê!). Eu comecei pintando o centro da parede e deixando as bordas pra depois, por causa do acabamento. 

Olha, gente. Sendo bem sincera, não pintei com cuidado, passando o rolo certinho e paralelamente. Chegou um momento que eu nem sabia se ainda tinha braços, então tudo o que eu queria era ver a parede verde e ponto. Também não diluí a tinta porque queria cor forte já na primeira demão. Assim, a parede ficou bem homogênea mesmo sem tanto cuidado. Ah, não se assuste se a cor ficar muito diferente da lata. Quando secar, muda, clareia muito.

Na hora de pintar os cantinhos, coloquei em prática a dica de um vídeo ótimo do A Casa Que Minha Vó Queria. Coloquei a fita crepe (a marca é VAP e achei maravilhosa, bem aderente) 1cm distante do canto da parede, porque assim é bem mais fácil fazer uma linha retinha e cobri com massa corrida. É bem pouquinha massa, pode passar com o dedo mesmo. No vídeo, Leo explica que assim você evita uma linha toda ziguezagueada, sabe? Ela fica perfeita, sem falhas.

Como é preciso tirar a fita antes da massa corrida secar, decidi fazer o processo aos poucos. Colei a fica por toda a volta, mas só colocava a massa na linha que ia pintar na hora. Deu tudo certo. No fim, gastei só um terço da lata e tô pensando no que fazer com o que sobrou.


Já o quarto tá nesse clima de rebelião, mas logo vai receber umas prateleiras, vou fazer cortinas e mudar a cara do guarda-roupa, que não aparece na foto. Falar em foto, ainda não consegui que nenhuma mostre exatamente a cor, ela sempre parece menos vibrante do que é, mas só sei que o verde deu uma energia nova ao quarto. Depois dessa mudança toda, uma faxina vai ser mais que bem vinda, aí mostro o antes e o depois completinhos. :)

22 comentários

  1. Thaísa Queiroz06/12/13 16:34

    meu chão é igualzinho

    ResponderExcluir
  2. O resto da tinta você pode misturar mais um pouco de algum pigmento e fazer uma outra cor totalmente nova!! =D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí usar em algum outro lugar =P

      Excluir
    2. provavelmente, é isso mesmo que vou fazer. a sala tá super precisada de uma corzinha. :D

      Excluir
  3. que cor linda demais viu Dani \o
    parabens pelo quarto :)

    ResponderExcluir
  4. Ficou massa!
    Bj
    www.deccorebba.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Dani, todo ano "faço" a minha cor, e adoro! Já pintei de roxo, vermelho, cinza e até preto! Só não consegui fazer o amarelão no ano passado, mesmo depois de umas cinco bisnagas... :( E por sinal, essa cor tá maravilhosa! Tá ficando linda a reforma. Tô passando por uma também, renova as energias pro próximo ano. :)

    ResponderExcluir
  6. Menina ,que linda essa cor ! eu sou suspeito pra falar porque minha sala é toda dessa cor .rsrsrs Amei a sua iniciativa de fazer a cor sozinha !
    Blog muito legal o seu ,sempre ouvia falar ,mas nunca tinha entrado .Agora já está entre meus favoritos .
    Abração ! Jota
    http://oultimoblackpower.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Engraçado você postar isso, também estou reformando meu quarto, se tivesse postado há uma semana atrás teria me poupado o dinheiro que paguei num galão que mandei fazer na hora. :/ Se bem que no meu caso, estou só pintando minhas prateleiras e alguns móveis… tô vendendo meu apto, mas enquanto não vendo e não vou pra casa nova, resolvi que ia mudar logo tudo. Afinal, nunca se sabe o dia de amanhã, melhor começar a viver tudo que tiver pra viver no hoje.

    ResponderExcluir
  8. Linda essa cor! Já salvei a foto das almofadas no meu pinterest pra comprar esse bico e colocar nas minhas :)

    ResponderExcluir
  9. help, vi o video, mas nao entendi, a massa é pra colocar em cima da fita? ou entre a fita e a quina? de que maneira ela impede que borre se o cantinho da parede continuar "desprotegido"? desculpa a leseira, se vc puder tentar explicar, agradeço mto :)

    ResponderExcluir
  10. Eu amo essa cor, mesmo sendo azul, acho super feminina!

    Blog do Sofá
    Loja Kodry

    ResponderExcluir
  11. Ficou linda essa cor, arrasou!

    ResponderExcluir
  12. Dani, esse detalhe coloridinho das almofadas, você comprou e colocou ou já veio assim? Sou de Recife também, mas nunca encontrei por aqui esse bico pra comprar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Coloquei em casa e comprei aqui em Recife. Fiz um post com o passo a passo: http://www.ricotanaoderrete.com/2013/05/como-renovar-as-almofadas-de-casa.html ;)

      Excluir
  13. Oi, sua cama é igual a minha, rs!

    ResponderExcluir
  14. Já não chega imitar a Natália rosin no coisas lindas da semana (que ela fazia no começo do blog), agora tem que imitar ela na COR DA PAREDE e no post também? Já achava que você imitava ela, mas agora ficou bem na cara.

    ResponderExcluir
  15. This post is probably where I got the most useful information for my research
    http://selbstklebendebh.de/

    ResponderExcluir
  16. As soon as I discovered this site I went on reddit to share some of the love with them.
    livechat business to consumer

    ResponderExcluir
  17. I enjoyed your entries on Toxic Words - such great thoughts and a wonderful reminder to watch the words I use - to be positive and kind and use words to build up rather than tear down. :)

    ResponderExcluir