Decoração

Decoração
Decoração

Vídeos

Vídeos
Vídeos

Receitas

Receitas
Receitas

Como o Instagram ajudou Antonia a vencer a anorexia

Muita gente se incomoda com os perfis fitness no Instagram. Eu confesso que não entendo muito bem o problema, já que é comum ter perfis dedicados a um tema. Existem os de decoração, os de moda, os de arte e também os de fitness. Se alguém tem um perfil sobre exercícios, é normal que só poste exercícios. Se ela faz cinco vídeos diários com treino, não quer dizer que ela treine cinco vezes, apenas que ela produz bastante conteúdo a partir do que faz.

Eu sigo alguns perfis e adoro. Todos os dias, preciso de um estímulo pra me levantar da cadeira e me mexer, então acho ótimo ver pessoas ativas, comendo bem e se exercitando. Abro o Instagram atrás de motivação e quase sempre consigo. Às vezes vem de uma moça famosa e às vezes de um amigo que corre todo dia. Nos dois casos, me faz bem.

Sei que há uma preocupação com não profissionais dando conselhos, mas, nesse caso, sempre vamos depender do bom senso (não só no Instagram, como em toda a internet, na TV, na rua, no trabalho...) de quem fala e de quem ouve. Afinal, todo mundo tem o direito de contar a sua experiência desde que tenha cautela sobre o que diz, assim como todos podem ver dicas e buscar motivação nessas experiências, desde que filtrem o que é válido pra sua realidade.

Com equilíbrio, tudo funciona, né? Uma prova disso é o perfil @EatMoveImprove, de Antonia. A gente vê tantas notícias mostrando perfis que estimulam a anorexia que é quase obrigação mostrar o inverso disso. Essa moça sueca de 18 anos foi diagnosticada com anorexia e internada pra começar a tratar o distúrbio. Do hospital mesmo, Antonia resolveu dividir a história e criou um perfil no Instagram pra mostrar sua recuperação.

Primeiro post no perfil

Alguns meses depois, ela já tinha recuperado peso e levava uma alimentação saudável, mas até chegar a esse ponto, Antonia compartilhou todas as dificuldades que envolviam, por exemplo, dobrar a quantidade de comida ingerida depois de tanto tempo praticamente sem comer. Ela conta que os perfis fitness foram muito importantes pra ajudá-la a ver a beleza no seu corpo, aceitar a próprias formas e seguir cuidando dele, agora do jeito certo, com comida saudável e exercícios.


Antonia não fala sobre números, não diz quanto pesa, pesava ou quantas calorias consome porque sabe que foi essa obsessão pelos números que fez com que ficasse tão doente, e ela não quer compartilhar esse tipo de coisa. Assim como não fala sobre perda de peso, já que a forma como ela perdeu peso destruiu sua saúde.

As refeições apetitosas de Antonia

Imagino, que como ajudou Antonia, o Instagram (e outras redes sociais) deve ter trazido apoio a muitas meninas em busca de recuperação. Bom saber que pode até existir que estimule excessos mas que a saúde e o equilíbrio tão encontrando espaço na rede e fazendo a vida de muita gente melhor.

19 comentários

  1. Menina o corpo dela tá lindo né. Também não vejo nada demais nesses perfis que só ajudam a pessoa a ter um estilo de vida mais saudável, acho esse boom incrível. Mas como em todos os lugares tem gente que entra só pra criticar, e se a pessoa fala sempre sobre um mesmo assunto ela fica taxada como neurótica.

    ResponderExcluir
  2. impressionante a história dela dani, sem contar no tanto que ela tá mais bonita hoje em dia :)

    ResponderExcluir
  3. que massa, ela ta bem mais bonita e com cara de saudavel =)
    po, cada um tem que postar o que quer neh...
    odeio esse negocio de julgar =/

    bjos
    kammy
    Comer, Blogar, Amar

    ResponderExcluir
  4. Muito bom, eu já tinha visto este Instagram. Gostei da forma como escreve e concordo com você, não entendo como tem gente que reclama de perfil fitness no IG, é só não seguir! O meu eu já aviso que só posto foto de comida, academia e patins hauhaha. No Facebook pessoal evito porque acho bem chato e tenho muitos amigos da vida real que não se interessam por isso, então não fico enfiando goela abaixo que tô na academia e comendo abobrinha.
    Não sei se já me segue no Instagram, mas é lua_fernandesz.
    Beijos

    www.meumanequim40.com.br

    ResponderExcluir
  5. Gostei muito da matéria. Eu estive em um caso parecido, onde perdi muito peso e com a ajuda da musculação e dieta me recuperei e mantive a auto estima. Na minha humilde opinião, pessoas que não gostam são aquelas que não tem a capacidade de levantar do sofá e praticar atividade física.

    ResponderExcluir
  6. É vdd! O insta ajuda mesmo, no meu caso foi emagrecer depois da 3a. gravidez. As fotos das comidas e as aulas passadas malhando ajudam a gente a menter o foco. principalmente qdo serve de inspiração para outras pessoas.
    Quem quiser me seguir no insta é @BlogSaDalmolin e no facebook.com/BlogSabrinaDalmolin. Um beijo meninas e que possamos sempre nos apoiar.

    ResponderExcluir
  7. Adorei a matéria, sofri anos com a anorexia e a bulimia, hoje em dia como de tudo, e confesso que até exagero. Na época que fiquei doente quase não havia noticias e não era divulgado como hj. Gosto muito da ideia pois com isso podemos ajudar muitas pessoas que sofrem com isso. Confesso também que não gosto muito de academia, tenho bloqueio com as pessoas me olhando, mas procuro fazer exercios físicos e essas paginas de fitness me ajudaram muito a começar a sair do sedentarismo. Com ela descobri alternativas pra pessoas q não gostam de academias ou tem dificuldades em ir. Descobri os jogos de fitness pra quem tem xbox com kinect, como zumba fitness, Ufc training e outros que ajudam e muito a se exercitar!!!

    ResponderExcluir
  8. Que legal esse inverso , não me incomodo com os perfil fitness, eles tem o objetivo de passar informação , o problema que muitas meninas acabar seguindo aqueles corpos como " padrão de beleza" o que acaba gerando uma frustação caso não consiga alcançar aquele padrão e consequentemente desenvolve um distúrbio de imagem . Mulher muito magras são tidas como deusas nos comentários e isso é assustador . São poucas as pessoas que tem o bom senso de ver tal dieta e tal exercício e adaptar ao seu dia a dia sem prejudicar a saude, que muitas meninas vejam em Antonia uma inspiração. A felicidade não esta no numero que a balança mostra muito menos no manequim de sua calça jeans ! Seja feliz ... Ame seu Corpo , Ame suas Curvas ! www.deborafernandesplus.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. O ROSTO NAO APARECE NE??KKKKKKKKKKKKKKK

    ResponderExcluir
  10. Que bom que ela consegiu, ja tive anorexia sei como eu tenho um pouco de medo e tenho muito medo de engordar e ficar feia, tenho 17 anos em 8 dias cheguei a emagrecer 6kg eu me acho ridicula, todos achão ao contrario, dizem que aparanoia, queria ao menos perder minha barriga, e ficar com um corpão, eu espero que consiga, tenho medo de voltar a ter anorexia!

    ResponderExcluir
  11. Não tenho instagram mas tenho a impressão que esse incômodo sobre perfis de fitness é porque tem muita gente que prega um estilo de vida como se fosse religião. Não me sinto particularmente afetada, mas acho que quando a coisa é radical vira mais uma pressão pra gente fazer tal coisa ou ser de tal jeito, dessas que a gente sabe que são imaginárias mas que acaba sucumbindo mesmo assim. No último ano todos os blogs que eu sigo passaram a falar de academia, dieta e peso, e falam numa linguagem como se fosse de interesse óbvio de toda a sociedade. Eu tenho zero interesse no assunto (não por descuidar do meu corpo, mas faço o que tenho que fazer e isso tem relevância mínima no meu dia), então uma hora enchi o saco mesmo de ler sobre a ida à academia e as compras de supermercado dos outros. Acho que é que nem aqueles fãs obcecados de algumas bandas: você pode até achar que é a melhor banda do mundo e que revolucionou a história, e você pode até ter evidências pra isso, mas isso não quer dizer que os outros não possam preferir outro tipo de música.

    ResponderExcluir
  12. na minha opiniao ela trocou uma obsessão pela outra. com certeza ela esta mais saudavel, sem duvida. mas continua obcecada por comida e controlar o que ingere. nao acho que isso seja saudavel psicologicamente pra uma pessoa em recuperacao.
    inclusive vejo pouquissima diferenca entre uma conta de 'thinspo' e a conta da carol magalhaes, por exemplo.

    ResponderExcluir
  13. Adorei todo o seu texto, e a maneira eloquente como você se expressa.
    Beijos querida.

    ResponderExcluir
  14. Cheguei muito perto da anorexia, com apenas 40kg, e essa onda fitness me ajudou a superar esse problema pois estavam sempre mostrando comida de verdade, a melhor forma de buscar uma vida saudável e o melhor, há pessoas já com um corpo maravilhoso mas também há outras que ainda estão na luta, como a maioria. No entanto, na minha opinião, tudo tem seu limite, devemos lembrar que a obsessão por academia/suplementos/comida saudável/corpo musculoso/etc. também pode ser um distúrbio, tão grave quanto a anorexia, a vigorexia. Enfim, vamos absorver e aproveitar o que esses perfis tem de bom e colocar em prática sempre buscando o equilíbrio!

    obs. cada um é cada um, não é pq a pessoa vai a academia 6x por semana, tem dieta bem restritiva e fica levando marmita por aí que ela é neurótica e não sabe aproveitar a vida, o importante é ela estar feliz com esse estilo de vida, assim como outros aproveitando seu chopp no fim do trabalho (:

    -> e parabens pelo post!!

    ResponderExcluir
  15. O problema dos perfis fitness é que muitas vezes as informações passada estão equivocadas pois quem escreve não tem formação suficiente. Acho super válido estimular um estilo de vida saudável mas prescrever dietas e\ou exercicios sem ser profissional da área é uma coisa péssima.

    ResponderExcluir
  16. Nossa, como ela ficou ótima!
    Beijos, Pá.
    @papalombo
    http://fashionandotherthings.com/

    ResponderExcluir
  17. Poxa que legal!!!

    Eu super curto perfis fitness. Tinha criado um para o meu projeto, mas vi que muita gente não gosta de ver só aquilo e preferi continuar deixando no meu perfil pessoal e postando uma vez ao dia sobre isso, até porque não sou especialista, mas os perfis fitness me dão motivação para quando estou com preguiça encarar uma esteira horrenda.

    Amei mesmo o post e já estou seguindo.
    Beijos e ótimo domingo.

    ResponderExcluir