Decoração

Decoração
Decoração

Vídeos

Vídeos
Vídeos

Receitas

Receitas
Receitas

Sobre a mulher e a beleza


Posso comentar um assunto da semana retrasada? Relevem o atraso, mas fiquei bem offline uns dias e, voltando, vi uma coisa que não queria deixar passar em branco. Sobre nós, mulheres, e a maneira como a gente se vê e, obviamente, como o mundo nos vê.

O assunto é um experimento da Dove. A gente sabe que a marca sempre faz campanhas bombásticas seguindo o mote da "real beleza" e, preferências ou contestações à parte, não dá pra negar que elas sempre levantam pontos importantes. Na mais recente, a Dove juntou algumas mulheres e colocou em cada uma um adesivo que prometia - por algum processo químico - incrementar a beleza natural de cada uma.


Vale a pena ver o vídeo. ;)

As voluntárias passaram um tempo com esses adesivos. Depois de alguns dias, a maioria disse que tinha se sentido mais bonita e, no fim da experiência, no 21º dia, a maioria dizia nunca ter se sentido tão incrível na vida.

O lance é que o adesivo era só um plástico colado na pele, nadica de nada a mais. Um placebo e tanto. O que fez as mulheres se sentirem mais bonitas foi unicamente o fato de acreditarem que estavam. E claro que todas nós sabemos que isso faz todo o sentido, porque todas já nos sentimos assim pelo menos uma vez na vida.

É curioso como a decisão sobre a beleza da gente é totalmente centrada em auto-imagem, inseguranças, humor e vontade, mas a gente, quando para pra pensar, joga a responsabilidade dessa percepção toda no outro. A gente acha que o que faz a gente bonita ou não é alguém achar e dar o veredito. A gente espera o elogio pra se sentir bonita. Fica naquela insegurança pela aceitação, pela legitimação, como se a gente ainda estivesse na escola esperando ser aceita pelo grupo.

Esse post é só pra relembrar - reiterar, na verdade - que beleza é auto-declaração. ;)

8 comentários

  1. Quando eu vi o video já tinha sacado que ia ter o tal efeito placebo, mas eu me sinto feliz quando vejo pessoas felizes com a sua própria imagem e acho que alguns blogs incentivam isso, por isso eu me sinto feliz em visitar o seu, pq vc incentiva isso também :)

    ResponderExcluir
  2. Rafaela Ramos24/05/14 00:48

    O vídeo mostra aquilo que já sabemos: a beleza está dentro de nós. Parece tão simples, mas ao mesmo tempo é revelador e emocionante. Serve para não esquecermos que não precisamos de nada além de acreditarmos em nós mesmas.

    ResponderExcluir