Decoração

Decoração
Decoração

Vídeos

Vídeos
Vídeos

Receitas

Receitas
Receitas

É por isso que você fica mais gata de óculos escuros

Com toda certeza, já houve um dia em que você tava jururu, com a auto-estima baixa, aí colocou os óculos escuros e se sentiu gata de novo. Você achou que era porque eles escondiam as olheiras ou o rímel que escorreu no sol do meio-dia. Mas não, moça, é ciência.

Uma moça chamada Vanessa Brown, especialista em arte e design, há anos pesquisa sobre as relações da sociedade com os óculos escuros e, inclusive, já publicou um livro sobre o assunto. O foco da pesquisa de Vanessa é meio que: por que todo mundo fica instantaneamente o máximo quando coloca óculos escuros?

Segundo Vanessa, há 3 motivos básicos.


Porque eles deixam seu rosto mais simétrico
A gente herdou nossa ideia de beleza, em grande parte dos gregos e a chave desse ideal é a simetria. Como as lentes escuras e iguaizinhas dos óculos cobrem toda a área em volta dos olhos, elas acabam cobrindo algumas assimetrias da gente, deixando o conjunto mais harmônico.

De quebra, eles funcionam como se fossem um extra-esqueleto, ajudando a esculpir seu rosto mesmo sem ser parte dele. Afinal, quando você vê alguém de óculos escuros, não consegue separar visualmente os óculos do rosto. É como se eles fossem um só.


Porque eles te deixam misteriosa
Grande parte dos julgamentos precipitados que as pessoas fazem de você vem na hora que elas olham seu rosto, seus olhos. Quando você coloca os óculos escuros, esconde essa referência de julgamento, logo, fica mais misteriosa na hora. E desde que o mundo é mundo, todo mundo pira em alguém misterioso.

Segundo Vanessa, um estudo recente mostra que as pessoas se sentem até mais à vontade em agir errado quando usam óculos escuros, porque se sentem, de certa forma, protegidas por um anonimato. Mesmo que, na realidade, isso não faça nenhum sentido. =P


Porque eles te deixam glamourosa
Desde 1920 que tem óculos escuros pra vender, mas eles só começaram a se popularizar em 1940. No início, eles eram usados principalmente por pessoas que faziam esportes aquáticos ou de alto risco na neve, associados a uma elite na época. Além disso havia uma associação dos óculos escuros a tecnologias que chegavam só a uma minoria na época, tipo andar de avião.

Nas décadas seguintes, o acessório caiu no gosto de Hollywood e aí, minha amiga, não tinha como não ser associado a glamour de vez. Imagina só colocar seus óculos escuros pra se proteger dos flashs dos Paparazzi?

Resumindo, quando você quiser que o mundo te ache incrível, coloque seus óculos escuros que, de quebra, ainda vão proteger seus olhos do sol. ;)


5 comentários

  1. Adoooorei
    é por isso que tenho alguns e sempre fotografo com eles.

    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Nossa, se eu amava óculos escuros, agora vou fazer uma coleção deles!!!!!
    Uso mais para proteger os olhos do sol e da claridade.
    Achei super interessante a pesquisa e nunca imaginei o que um óculos poderia fazer e interagir com o rosto humano.
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Nossa, isso é verdade mesmo!! HAHAH concordo com tudo sem tirar nem por!!!
    Strawberry Fields

    ResponderExcluir
  4. Tive um cliente na livraria em que trabalhava que ia para o shopping de óculos escuros. Não havia motivo algum para isso. Olho irritados, nadinha. Mas ele ia, pra fazer charminho, possivelmente.
    Eu uso óculos de grau e detesto. Óculos de sol sempre procuro algum modelo que combine comigo e nunca encontro. Eu não nasci para usar óculos e tenho alergia alentes de contato. como faz?!
    Abraços.

    ResponderExcluir