Decoração

Decoração
Decoração

Vídeos

Vídeos
Vídeos

Receitas

Receitas
Receitas

Por que as mulheres pedem tantas desculpas?


Há um tempo, eu fiz um post aqui sobre um livro que , pra mim, é leitura fundamental pra todas as mulheres, o Faça Acontecer, de Sheryl Sandberg. E um dos assuntos mais tratados nas páginas é como as mulheres sentem culpa por tudo. Grande parte disso tem a ver com o fato da gente viver numa sociedade machista que estimula a insegurança na mulher de diversas formas. Então, a gente acaba desenvolvendo desde cedo uma postura maternal de quem quer sempre agradar todo mundo, de quem evita se impor pra não incomodar.

Embora ninguém duvide que nós, de modo geral, somos mulheres bem mais independentes que nossas avós, um forte resquício dessa insegurança continua bem forte: a gente pede desculpas demais. Falo, inclusive com certo constrangimento, que eu engrosso essa estatística. Sou daquelas que levam um esbarrão e pedem desculpa, pra vocês terem uma ideia.

Acho que é por isso que gostei tanto de ver esse vídeo. É uma propaganda da Pantene e se chama "Sorry, not sorry".


Tem legendas em português, é só ativar.

Primeiro, achei ótimo que a Pantene tenha sacado um pouco mais sobre o comportamento em transformação das mulheres (tipo a Dove), em busca de mais auto-confiança e direitos iguais não só no papel (obrigada, feminismo). Afinal, tem marcas que fazem questão de falar com a mulher do século XVIII ou insistem pra que a gente continue lá. Depois, foi identificação atrás de identificação. Eu pediria desculpa em todas essas situações aí, e imagino que muitas de vocês também.

Obviamente, é uma propaganda e o objetivo final é fazer com que a gente compre o shampoo, mas é bom saber que fizeram isso nos lembrando que não somos culpadas por tudo. Que não precisamos pedir desculpa o tempo todo, não precisamos agradar todo mundo, não estamos sempre atrapalhando alguém. É sempre bom lembrar, porque muitas vezes, a gente - ou o mundo - esquece.

A lição do dia é essa, vamos pedir desculpa só quando houver motivo. É difícil mas a gente consegue. ;)

7 comentários

  1. "Levo um esbarrão e peço desculpas" Sou dessas! Hahahahaha pior, peço desculpas até pra atendente de Telemarketing. :'(
    Adorei o post, Dany, são aquelas coisas que a gente até sabe, mas precisa sempre reler pra relembrar que não atrapalham os ninguém, temos um espaço conquistado com muito esforço , não precisamos pedir desculpas a toa. :*

    ResponderExcluir
  2. Interessante texto , moro na Suecia e aqui se prega a igualdade entre o homem e a mulher em tudo. Casar e separar ou viver juntos , ter vida sexual cedo , ser mae sozinha isso nao e tabu.Acho maravilhoso essa sociedade menos machista e que a beleza externa nao e importante mas quem vc e como individuo, mas preciso dizer que parte de nos mulheres as criticas, exigencias e discriminacoes contra outras mulheres . Algunas mulheres puxa pra tras a evolucao e sao as primeiras a critica uma mulher que se destaca, inveja ? Ou medo de nao ter capacidade de tb ser forte ? Eu so posso dizer e que tenho sorte de poder responder a um homem na mesma altura e exigir respeito, mas muito esta imposto religiosamente , quase todas as grandes religioes a mulher que carrega a impureza e que peca ou seja os homens que dominam essas religioes e escreveram as regras impoe a mulher um posicao abaixo deles de uma forma ou de outra. E acho que paises onde nao tem religiao como fundamento pra uma familia , nesses paises a mulher e livre e mais respeitada.

    ResponderExcluir
  3. Nossa, eu não pediria desculpa em nenhuma dessas situações. E agora tô até achando que peço pouca desculpa e nunca tinha reparado...hehe

    ResponderExcluir
  4. As suas postagens estão cada vez melhores. =D

    ResponderExcluir
  5. Me identifiquei totalmente, sou (era) do tipo que esbarra no fogão e pede desculpa. Obrigada por trazer essa reflexão pras nossas vidas!

    ResponderExcluir
  6. Essa postagem me fez lembrar outro vídeo muito interessante. Também uma propaganda, mas tratando do termo "like a girl" (como uma garota), que muitas pessoas usam de forma pejorativa.

    até me emocionei vendo -> http://www.dailymotion.com/video/x20jw2c_como-uma-garota_lifestyle

    vale a pena conferir, e é bom que essas quebras sejam feitas cada vez mais, fazemos muita coisa sem nem perceber.

    ResponderExcluir
  7. ZEUSONLINE89 TERBAIK DAN TERPERCAYA

    HANYA DENGAN 1 ID ANDA BISA BERMAIN BERBAGAI MACAM PERMAINAN & NIKMATI KEUNTUNGAN NYA.
    BURUAN DAFTAR SEKARANG
    ANDA BISA MENDAPATKAN BONUS NEW MEMBER 20%.
    HINGGA BONUS DEPOSIT SAMPAI 5% KHUSUS ANDA PENGGEMAR SPORTSBOOK (SBOBET,UBOBET & CMD368).
    BUKAN HANYA ITU SAJA
    ANDA JUGA AKAN MENDAPATKAN BONUS CASHBACK HINGGA 15% UTK SPORTSBOOK & CASINO.
    DAN JANGAN BERSEDIH BUAT ANDA YG SENANG BERMAIN POKER
    KARNA KAMI JUGA MENYEDIAKAN BONUS TURN OVER HINGGA 0.5%

    UNTUK PEMBAYARAN SANGATLAH MUDAH ANDA BISA TRANSFER KE BANK YANG TERDAFTAR DI SITUS KAMI.
    HANYA DENGAN MINIMUM DEPOSIT 10 RIBU RUPIAH SAJA.
    SELAIN ITU KAMI JUGA MENERIMA PEMBAYARAN MELALUI OVO, DANA & PULSA TELKOMSEL / XL TANPA POTONGAN.
    DENGAN DEPOSIT MINIMUM SEBESAR 25 RIBU RUPIAH.

    JIKA ANDA BERMINAT, ANDA BISA KLIK LINK KAMI DIBAWAH INI ATAU HUB KAMI DI LIVE CHAT KAMI
    ATAU ANDA BISA HUB KAMI MELALUI WA 0818-1823-9062

    situs judi bola
    kenyataan hidup
    situs situs poker indonesia
    tentang cinta

    ResponderExcluir