Decoração

Decoração
Decoração

Vídeos

Vídeos
Vídeos

Receitas

Receitas
Receitas

5 lições do fracasso da seleção pra sua vida profissional


A Copa acabou e a gente saiu com a barriga cheia de drinks e petiscos e uma decepção daquelas. Mesmo quem não esperava o Brasil campeão ficou chocado com a goleada da Alemanha, afinal, a Copa era controversa, gerou gastos de milhões, obras inacabadas, tantos protestos foram coibidos com violência. Até trabalhadores morreram nas obras dos estádios. Enfim, o país aguentou muita coisa e a seleção não fez tudo necessário pra fazer jus ao sacrifício.

Sendo assim, não dá pra salvar nada dessa experiência, certo?

Erradíssimo. A todo momento em que essa história se desenrolava, eu só pensava em como tantas partes do que aconteceu com a seleção de futebol pode acontecer com qualquer uma de nós, no trabalho. Se você reparar direitinho, dá pra tirar umas boas lições do acontecido. Olha só.

1. Conquistas do passado não vencem jogo
Sabe aquele dia de glória onde você teve uma baita ideia, uma super atuação ou trabalhou tanto que até o dono da empresa veio te cumprimentar? Por uma semana, tinha gente te elogiando nos corredores. Depois de tanto prestígio, você até pode se sentir tentada a achar que é indispensável, mas minha gente, não se iluda com isso.

Se você já é reconhecida como uma boa profissional, um tanto melhor. Tudo o que você fizer de bom vai ser mais facilmente percebido por quem interessa, mas não adianta se acomodar a uma fama. Quando a gente acha que tá muito por cima, perde a noção das coisas e só se dá conta quando leva uma goleada.

2. Só garra e emoção não mudam o placar
Se você tem um objetivo, é claro que deve lutar com vontade, com aquela garra que a gente só sente quando tá muito focada. Nessas horas, a gente ganha uma força que não sabe nem onde arranjou mas adianta entrar em campo com garra e sem técnica?

Por isso, se você tem um objetivo na carreira, tenha força e foco, mas se aperfeiçoe, estude, pratique. Esforço é fundamental, mas suor sem estratégia não dá muito resultado.

3. Não deixe sua atuação depender dos outros
É bom trabalhar com gente competente, né? Tem horas em que a melhor coisa do mundo é saber que, apesar da situação estar caótica, fulano resolve. Porque fulano sempre resolve, é só jogar a bomba não mão dele e, assim, você pode até relaxar um pouco. Aí fulano adoece, tira férias ou simplesmente vai usar seu talento em outro lugar. Nessa hora, você vê como tava negligenciando várias partes do seu trabalho e fulano tava sobrecarregado.

Ou seja, é importante trabalhar em grupo, mas com a certeza de que você tá dando conta do que deve dar. Assim, o resultado não depende só de fulano.

4. Agir é melhor que reagir
Existem duas formas de fazer as coisas: criando a ação ou sendo surpreendida por ela. Quando você tá atenta ao contexto, pode se adiantar nas decisões e isso sempre vai trazer um resultado melhor pra você que apenas se concentrar em reagir às situações que surgem. Em pouco tempo tudo pode mudar.

Por exemplo, é bem melhor investir tempo e dedicação à sua empregabilidade enquanto está empregada do que depois de ser demitida. Não espere a crise pra estar pronta pra ela.

5. Não tenha medo de mudar
Às vezes, a gente faz tudo como julga ser ideal. Se prepara, trabalha feito doida e, depois de um tempo, vê que não tá chegando aonde queria. Aí, o que você vai fazer, ficar esperando que tudo mude ao seu redor? É muito mais fácil, seguro e garantido mudar a sua forma de agir. Dificilmente, a gente pode mudar as circunstâncias mas sempre dá pra escolher a maneira de lidar com elas, e não tem por que ter medo disso.
____________________________________

É isso. Em duas horas, na frente da TV, tudo parece mais drástico, mas goleadas, a gente leva direto na vida. E, se no jogo, a culpa é dos jogadores e da equipe técnica, na vida real, também é nossa a responsabilidade pelo que nos acontece. A chave é usar isso ao nosso favor, sem vitimização. ;)

Foto daqui.

5 comentários

  1. Tudo muito verdade! Concordo especialmente com a primeira :))
    beeijos

    http://lemonteaplease.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  2. Caramba virei sua fã depois desse post! Parabens parabens você falou tudo que ninguem citou! <3

    ResponderExcluir
  3. Muito legal, falou tudo!!!

    ResponderExcluir
  4. Você tá muito certa. Ver essa derrota foi horrível, mas acho que todo mundo teria algo pra tirar disso.. O problema é que nem todo mundo pensa desse jeito, mas acaba se deprimindo e esquecendo. Foi humilhante assistir aquilo, mas acho que pior do que isso é ver que não foi pensado sobre isso como um todo, pro povo, pra gente, pra eles e a única coisa que se ouviu falar foi a troca de treinador sendo que o assunto é bem mais fundo do que isso.

    http://www.paleseptember.com

    ResponderExcluir