Decoração

Decoração
Decoração

Vídeos

Vídeos
Vídeos

Receitas

Receitas
Receitas

Aprenda a dizer SIM


Há um tempo, devo esse post a vocês. Aliás, eu acho que devo esse post a mim mesma, porque desde que comecei a escrever - quando ainda tava em Buenos Aires - me cobro a dividir com vocês essa sensação, aliás, essa descoberta.

Enquanto cresce, a gente é estimulada a aprender o não. Tem que saber discernir o que é bom ou ruim pra gente e aprender dar uma negativa ao que não dá certo. Também é preciso entender que nem sempre temos o que queremos e lidar com os nãos da vida. Acho que a gente aprende bem isso. Estamos aqui todas vivas e lutando um monte por dia, então acho que aprendemos bem.

Mas aí, chega um dia em que você se dá conta de que nunca mais disse um sim. Nunca mais olhou com olhos de sim, nem acordou com alma de sim. Muito menos sonhou com todos os sim a que tem direito. Chega esse dia em que você só diz não porque esqueceu que existe outra possibilidade de resposta.

Nessa viagem, sozinha em outro país, onde eu sequer falava a língua nativa, nunca disse tantos sim pra mim mesma. Alguns foram de conforto, sabe? De presente. "Toma, você pode". Mas a maioria foi de compromisso, de me obrigar a dizer sim, a enxergar o melhor ao invés do mais fácil. Escolher o desafio e não a zona de conforto, mesmo nas coisas mais simples.

O que me fez voltar a Buenos Aires, depois de menos de um mês, foi uma sensação de incompletude, tanto da viagem quanto minha. Senti que faltava algo e voltei pra descobrir o que era e se tinha ficado em algumas daquelas ruas cheias de folhas no chão. Eu precisava voltar ao ponto de partida daquela sensação pra entender o que era. Ou seja, desde o início, essa viagem era um desafio. E, estando lá, eu não podia me esquecer disso.

O que se seguiu em cada um dos dez dias foi uma redescoberta, de mim e da cidade. De mim principalmente. Longe de casa ou de qualquer referência a que eu pudesse me apegar como algo que me definisse, foi como se eu me visse totalmente nova, como um caderno novo mesmo, sabe? Página em branco. Como se eu resetasse tudo e me desse a chance de reaprender as coisas mais básicas como o que fazer quando a decisão só cabe a mim. E é nessas horas que o não enche a boca pra sair. Você quer se poupar até do que é bom, só por um medo inconsciente, e na maioria das vezes vestido de acomodação.

Gente, não existe nada mais bonito que realizar. Seja algo que você planejou ou só alguma coisa da qual você não pensava ser capaz ou, sequer, sabia que precisava. Algo que jamais aconteceria sem o seu sim.

Sempre pense duas vezes antes de dizer um não pra vida. ;)

12 comentários

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. As coisas boas aconteceram e seguem acontecendo porque em algum momento dissemos SIM! Pro novo, pro recomeço, pro repetido, pro desafio. Adorei a reflexão!

    ResponderExcluir
  4. Dizer sim é tipo promessa de final de ano, a gente quer emagrecer 20kg, ler mais livros e dizer mais "sins". Mas o ano acaba e a gente acabou engordando mais do que tinha, nem sabe quais são os Best Sellers do ano e só viveu na mesmice, não se permitiu excluir a palavra não da vida. Dizer sim não é fácil, mas se a gente não tentar, as promessas do final do ano se perdem e se repetem no ano posterior. :'(

    ResponderExcluir
  5. Logo de cara encontrei esse post ao conhecer o blog. É o tipo de texto que faz a gente refletir enquanto e depois de ler. De alguma maneira, hoje o meu dia já está mudado depois dessa leitura. Percebi que quando fui para Buenos Aires nunca havia falado tanto na minha vida Si e Gracias, quer dizer, agradecer e aceitar no detalhe de uma simples conversa. Vou pensar mil vezes antes de negar as coisas da vida.

    ResponderExcluir
  6. Que texto lindo Dani, amei!! muitas vezes dizemos não pelo simples fato de nos confortar, e deixamos tantas coisas boas passar despercebidas pelo medo de dizer sim pra vida.
    Ps: Posta no blog sobre a sua viagem pro Rio de janeiro, onde você ficou hospedada, lugares que conheceu e indica a visita!! Beijos.

    ResponderExcluir
  7. Maravilhoso!!!!!!!!!!!!
    Inspirador!!!!!!!!!!!!!!
    Tudo o que eu precisava ouvir!!!!!

    ResponderExcluir
  8. Texto lindo e inspirador. Chorei ao ler haha, tava precisando disso!

    ResponderExcluir