Decoração

Decoração
Decoração

Vídeos

Vídeos
Vídeos

Receitas

Receitas
Receitas

{cozinha fit} Purê de jerimum


Fazia tempo que não aparecia uma receita mais leve por aqui. É que, confesso, eu andei um tempo bem relaxada com a alimentação, comendo mais doce do que devo e menos nutrientes do que preciso. Agora, voltei à rotina boa: comida nutritiva e leve sempre e doces de vez em quando. :)

Imagino que muitas de vocês não saibam, mas jerimum é como a gente chama abóbora em quase todo o Nordeste (em mais algum lugar?). Adoro esse purê porque adoro purê. Batata inglesa, batata doce, inhame, couve flor: tudo isso faz purês deliciosos e, pra mim, essa receita é uma das melhores. Anotaí.

Ingredientes

300g de jerimum com casca cortado em pedaços grandes;
1 cebola cortada grosseiramente;
1 colher de sopa de azeite;
2 colheres de sopa de requeijão light;
2 colheres de sopa de provolone rapado (pode ser outro queijo de sabor forte);
1 colher de coentro picadinho (é opcional, sei que nem todo mundo gosta)
Sal e pimenta do reino a gosto.

Modo de fazer

Refogue a cebola no azeite até ficar transparante. Adicione o jerimum, um copo d'água, tampe e deixe cozinhar. Quando o jerimum já estiver macio, passe no liquidificador com água, casca e tudo (por isso não deve ser muita água) pra não desperdiçar nutrientes. Leve esse creme ao fogo com o requeijão, o queijo, o sal e a pimenta. Adicione o coentro, mexa um pouco e desligue quando começar a desgrudar do fundo.




Quem tá se perguntando por que esse blog andava tão parado, expliquei no Instagram. Uma "reforma" que durou muito mais que o esperado e, de quebra, ainda danificou o cabo da internet. Os técnicos acabaram de sair daqui e eu corri pra postar essa receita do almoço de ontem. :)
hoje, o quarto já tá bem melhor que ontem. quase limpo e com as paredes quase pintadas (e eu quase sem braços dessa lida toda). mas ainda tô sem internet, por isso não teve vídeo ontem e o blog tá sem post. =/ pra quem ficou curiosa sobre a instalação de ar condicionado mais demorada da história (4 dias para abrir um buraco na parede), aqui vai um breve resumo. ao invés de chamar alguém que realmente saiba fazer isso, contratei meu pai e meu namorado pra fazer o serviço. "tu pensa que um pedreiro vai cobrar barato por isso, é?" foi uma das máximas que eu ouvi. no terceiro dia, eu finalmente me abusei e chamei um pedreiro. ele cobrou só R$70 e fez bem mais do que eu esperava, e tudo em uma manhã. moral da história: seja adepta do faça-você-mesmo, mas, mano, saiba o limite. agora, dá licença que essa parede não vai se pintar sozinha. ;)
Uma foto publicada por @ricotanaoderrete em

10 comentários

  1. Faço mais ou menos isso só que com mais água e sem os queijos, pra ficar uma sopa mesmo e com um alhinho dourado também.
    Jerimum é uma delícia, fale sério! E nessa brincadeiraainda dá pra incorporar umas cenouras no cozimento pra ficar ainda mais vitaminado :)

    ResponderExcluir
  2. Show ! :)
    Dani, pode ajudar na divulgação do meu blog ?
    Beijos
    http://cafesegatos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Carol Bicudo29/01/15 10:00

    Dani, sempre faço esse purê e como detesto coentro, deixo a dica: salsinha picadinha :)
    tenho no quintal e uso em tudo!

    ResponderExcluir
  4. Nunca imaginei que jerimum fosse abóbora!!!Amo!!!

    Deves ser uma delícia!!!

    Beijinhos

    www.tititietrelele.com

    ResponderExcluir
  5. Com abóbora japonesa....

    ResponderExcluir
  6. Sobre faça-você-mesmo eu tenho uma regra: Se envolve canos ou quebrar paredes eu chamo alguém pra fazer. Uma boa Makita faz em minutos o que eu vou levar dias e errar horrores pra fazer.

    Pintura de paredes, trocar luminárias, consertar pequenos defeitos de elétrica, pintura e reforma de móveis, costura de cortinas, capas de móveis, tudo eu faço.

    Mas mexeu com paredes e canos dentro de paredes é hora de chamar os profissionais, mesmo que não seja barato.

    Aprendi errando a mistura do reboco no meu quarto de adolescente. O negócio não espalhava na parede, não consegui deixar liso e acabei vivendo um ano com uma parede horrenda até conseguir convencer a família a pagar o pedreiro. Nunca. Mais.

    ResponderExcluir
  7. Aaaaamo abóbora, mas sempre como só cozinha mesmo, como minha mãe sempre fez! Adorei a ideia de purê. Essa vai pra pastinhas de receita, djá!

    ResponderExcluir
  8. Cristina Alves02/08/16 11:48

    Cozinha é um espaço muito bom.
    As dicas são precisas
    Parabéns ao site por essas informações

    Cupom Desconto Drogaria São Paulo
    Cupom Desconto Anacapri
    Cupom Desconto Adidas
    Cupom Desconto Onofre

    ResponderExcluir