Decoração

Decoração
Decoração

Vídeos

Vídeos
Vídeos

Receitas

Receitas
Receitas

{cozinha preguiçosa} Pão de queijo coalho com orégano


Tem duas receitas que Ju publicou que reviraram minha cabeça. Uma de pão de queijo coalho e outra que não leva queijo. Eu sei que muita gente polemiza sobre os pães de queijo que não levam o ingrediente do nome, mas, minha gente, a verdade é que aquela textura de "puxa" do pãozinho é toda mérito do polvilho, então se você faz a versão vegana, sem nenhum queijo, ainda assim o pão fica com aquela texturinha ligada que faz você comer mil sem perceber.

Ainda não testei a versão vegana, mas já fiz um remexido que ficou bem bom. Usei cará (mas pode ser o irmão, inhame) na massa e adorei. Também testei com macaxeira (aipim, mandioca) e ficou bom, mas o sabor fica mais forte e a textura, mais densa. Então, se você for usar a macaxeira, é bom adicionar um pouco mais de azeite e deixar menos tempo no forno, pro pão não virar pedra. Também é possível fazer com batata doce, mas aí eu não testei ainda. :)



Ingredientes

1 1/2 xícara de polvilho doce;
1 xícara de cará cozido e liquidificado;
1 xícara de chá de queijo coalho ralado;
1/2 de xícara de azeite;
1 colher rasa de sopa de orégano;
1 pitada de sal.

Modo de fazer

Misture tudo numa vasilha, deixando o polvilho por último. Vá acrescentando o dito cujo aos poucos, enquanto mexe a massa - no início, com uma colher e, depois, com as mãos - até que ela fique modelável. Quando você notar que já dá pra fazer as bolinhas, passe um pouco de azeite na palma da mão e vá em frente. Depois, coloque numa assadeira e leve ao forno preaquecido a 200º por uns 20 minutos e, depois mais 5 minutos a 300º, só pra dourar.

Essa receita fica muito mais leve que o pão de queijo tradicional, além disso, o orégano dá um sabor totalmente diferente. Adorei e vou fazer umas versões mais nutritivas pro dia a dia, com linhaça, chia e afins. 

2 comentários

  1. Dani, mede essa xícara de cará processado já, ou mede ele cozido e dps bate? Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. a xícara é depois de processado. :)

      Excluir