Decoração

Decoração
Decoração

Vídeos

Vídeos
Vídeos

Receitas

Receitas
Receitas

{cozinha preguiçosa} Receita fácil de faláfel de forno

Uma das minhas revistas favoritas é a Casa e Comida. Tudo nela é lindo, o projeto gráfico, as fotos, as receitas. Impecável. Aí numa das mais recentes veio uma receita enviada por um leitor de Faláfel assado. Eu amo faláfel, mas o original é frito e sempre evito fritura: não me faz bem e causa muita sujeira. Então fiquei na maior alegria quando vi a versão de forno.



A receita é muito parecida com a original e eu fiz umas adaptações em relação à revista, basicamente em relação aos temperos. No original, por exemplo, tinha pimenta síria que eu não tinha em casa mas pretendo comprar pro próximo. 

Ingredientes

2 xícaras de grão de bico cozido e passado no liquidificador ou processado até virar um creme;
1 xícara de chá de farinha de trigo (ou de arroz, se preferir sem glúten)
1/2 cebola picadinha;
1 dente de alho picado;
1 e 1/2 colher de chá de cominho;
2 colheres de chá de coentro;
1 pitadinha de páprica picante, pimenta do reino ou pimenta síria, como no original;
1 pitada de sal.

Modo de fazer

Misture tudo até virar uma massa homogênea. Eu gosto de deixar a farinha de trigo por último, pra adicionar só o necessário pra virar uma massa. A minha, eu deixei ainda numa consistência meio grudenta. É mais difícil de enrolar, mas queria o mínimo necessário de farinha de trigo. Me surpreendo porque não tem nenhuma gordura nessa massa, talvez fosse o caso de passar azeite nas mãos pra enrolar os bolinhos.

Depois de enrolados, é só levar ao forno preaquecido a 200 graus. Depois de uns 15 minutos, tire a assadeira, vire os bolinhos e deixe assar por mais 15 minutos ou até dourar. 


Um jeito delicioso de comer faláfel é com salada e homus, que já mostrei como se faz num post recente. Só de olhar as fotos agora, desejei que esse tivesse sido meu almoço de hoje. :)

6 comentários

  1. Ameei a receita! Super fácil <<3
    Um beijo

    Dicas para Todas

    ResponderExcluir
  2. Não conhecia faláfel Dani, mas parece gostoso e saudável. Huuuum!
    http://dibobis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Júlia Cortizo10/05/15 20:23

    Dani, eu fiz e ameeeei!!! Sério, ficou muito bom, vou fazer sempre! O único defeito foi que coloquei menos sal do que o necessário, mas nada que um molhinho inglês por cima não tenho resolvido hahahaha compartilha mais receita vegana com a gente ❤

    ResponderExcluir
  4. Oi, o grão-debico é cozido por quanto tempo? é necessário fazer aquele processo de deixar de molho?

    ResponderExcluir
  5. pode congelar depois de assdos?

    ResponderExcluir