Decoração

Decoração
Decoração

Vídeos

Vídeos
Vídeos

Receitas

Receitas
Receitas

Quem disse que gatos não se dão bem com outros gatos?


Aposto que vocês já ouviram por aí que gatos são animais individualistas e não convivem bem com outros animais, nem mesmo com outros gatos. Cada vez que eu ouço isso, olho pro meu quintal e dou um sorrisinho; 10 gatos sendo companheiros uns dos outros todo dia, toda hora. :)

Esse mito sobre gatos não serem sociáveis entre eles é tão difundido que precisava mesmo fazer parte da nossa corrente pela desmitificação dessas ideias erradas sobre os gatinhos. Luísa, a Louca dos Gatos, me passou a bola e adorei a ideia.

Convivendo com muitos gatos por tanto tempo, vejo como eles são unidos. Às vezes, dormem 5 deles juntos na mesma cadeira. Tomam banho de sol em fila, um coladinho no outro, comem todos nos mesmos pratos de ração sem brigas.

Reparando bem, dá pra entender a função de cada um no grupo. Um deles, o mais velho, é meio que um hub que une a todos. Amorelo nunca tá sozinho e se comporta como um protetor pros mais novos. Mesmos os gatos que gostam de ficar mais quietinhos, na deles, interagem bastante com ele, nem que seja só pra dar um cochilo juntos. As personalidades dos gatos se complementam, como num grupo de amigos mesmo: o mais tranquilo ajuda a acalmar os mais agitados; os mais brincalhões divertem os outros e por aí vai.


Aqui em casa, a maioria dos gatos se conhece desde sempre ou até tem algum grau de parentesco, mas muita gente teme o momento de introduzir um gato novo entre os que já são de casa. Sobre isso, me lembro de quando trouxe Jorginho. Como encontrei ele muito doente, precisava ficar isolado de qualquer forma, então deixei Jorge na área de serviço, lá atrás, enquanto os outros gatos ficam na parte da frente da casa.

Ele não conhecia os outros cômodos e isso ajudou a deixá-lo mais tempo por lá. Dia após dia, enquanto já se recuperava, Jorginho começava a explorar outras partes da casa aos poucos: o quarto dos fundos, a cozinha, até que, naturalmente já tava interagindo com alguns gatos que entravam em casa e davam de cara com o novo morador. Como ele é um conquistador, num instante virou amigo de todos. Parecia que tinha nascido aqui.

Sem querer, acabei fazendo a coisa certa na hora de introduzir um novo gato no convívio dos outros: isolei em um cômodo por uns dias se habituando ao ambiente e, depois, deixei que fossem se conhecendo aos poucos, sempre com estímulos positivos associados: fazia um carinho em um e, depois, no outro (pra conhecerem os cheiros um do outro); servia a comida enquanto estavam juntos e não apressei as coisas. O resto a natureza faz. A gente dá uma forcinha conduzindo as coisas mas pode acreditar que eles têm tudo pra se tornar grandes companheiros.

Gostaram desse post? Na página de Whiskas, essa conversa continua com muitas dicas, curiosidades e informação de muito sobre os gatos. Desde os posts até os comentários, tem muita coisa pra ver. :)



Essa é uma corrente de Whiskas contra o preconceitos que os gatos sofrem. Se você tem algum amigo que ainda acredita nesses mitos sobre os gatinhos, compartilha com ele. Quem sabe a gente não muda essa opinião?


Esse post faz parte de uma parceria com Whiskas




 www.youtube.com/ricotanaoderrete

13 comentários

  1. Ameeei o post <3
    Também tenho gatinhos e vivo tentando desmistificar vários mitos como esse rs....

    :) ˆ–ˆ

    ResponderExcluir
  2. Amooo seu blog !!! Vc é pé no chão e ainda ama gatos ahhaha Estou pensando em adotar mais um gatinho pra aumentar a família e adoro esse seus post com fotos de gatos. Gatos são grandes amigos e companheiros de outroa gatos e dos humanos tb. Bjo

    ResponderExcluir
  3. Post lindo de viver! \o/ Chega de preconceito com gatos!!!

    ResponderExcluir
  4. Eu sempre tive gatos e no inicio eles se estranam mesmo, mas basta duas semaninbhas e ja viraram bons amigos.

    ResponderExcluir
  5. Amei o post <3 <3.

    Perguntinha - Dani qual tinta vc usa pra pintar vidro, naquele vídeo que vc fez pintando os vasos com tinta rosa?
    Fui tentar pintar umas garrafas com tinha Acrílica para artesanato escorreu tudo hehee e já tinha visto uma dica na internet que dava certo mas deu totalmente erradooo.

    ResponderExcluir
  6. No momento em que leio este post, 2 dos meus 4 gatos estão dormindo no meu colo, juntinhos e fofos. Nem sempre é tudo as mil maravilhas, mas eles se amam a maior parte do tempo...

    ResponderExcluir
  7. Ainda estou na expectatica das minhas gatinhas se conhecerem. Com certeza seguirei suas super dicas felinas, Obrigada pelo incentivo....purrrrr

    ResponderExcluir
  8. Que lindinhos seus gatos!! Tenho 2 pretinhos que são meus bebês! Também já falei deles no meu blog: http://sabrinaziebert.com/ Beijinhos!

    ResponderExcluir
  9. Adoro a ideia de desmistificar essas bobagens sobre gatos :)

    ResponderExcluir